Marcador de Visitas!

Contador de visitas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

entrevista com toni brandão

olá pessoal! desculpa eu ter ficado um tempinho sem posta mas voltei com uma novidade pra vcs!!! Confiram uma entrevista EXCLUSIVA com o autor Toni Brandão, q visitou nossa escola e respondeu as perguntas dos alunos. A entrevista foi adaptada, jah q ñ consegui anotar tuuudo, mas fico bem legal!! (os nomes dos alunos estarão em siglas)

A.C.B. : Você ou alguem da sua família tem haver com os personagens do livro?
Toni: A Isabela é parecida com meninos e meninas como vocês. Ela é antenada, informada e não se faz de boba. Esse é mais ou menos o modelo de adolescentes atuais. Eu acho que a Isabela é parecida com a minha sobrinha de 15 anos.

A. : Há quanto tempo você escreve livros?
Toni: Há 20 anos, comecei a escrever com 29 e hoje tenho 49.

R. G. : Você escreveu " Garato Verde" e "Os Recicláveis", vai ter o terceiro?
Toni: Sim! Já estou escrevendo. O 3º vai se chamar "Os Recicláveis 2.0". Esparo conseguir lançá-lo ainda esse ano. Ah! Elas vão fazer um show em Curitiba, que é a cidade mais verde! Também irei por algumas músicas na Internet, no meu site : www.tonibrandao.com.br .

J.J.N.B.J: Quando você era criança queria ser escritor?
Toni: Não, mas eu adorava ler, sempre gostei de ler. Quando eu tinha a idade de vocês, as coisas que eu mais gostava era nomorar viajar e ler.

V.G. : No começo do livro você faz um agradecimento a Rita Lee. Você fez isso por que é fã dela, gosta dela ou acha que ela tem haver com o livro?
Toni: Tudo isso. Eu acho que ela tem uma música muito legal, " Mãe Natureza", que diz que a Terra pode se livrar de nós, mas nós não podemos no livra dela.

A.C.: Quando você passeia e vem ideias, você anota ou senão você esquece?
Toni: Então, é verdade a parte do esquecimento. Eu na verdade tenho uma teoria, que nem todas as minhas ideias vão virar livro.

M.E.: A csa do Pedro é bastante ecológica. A sua também é?
Toni: A minha casa é assim: eu economizo muito na água,deixo as luzem apagadas quando eu não preciso, deixo o carro na garagem até 15 dias, mais até, e só pego sacola de plástico quando o estoque para pegar o cocô do cachorro acaba.

Toia (do blog): Qual foi o livro que você mais gostou de escrever?
Toni: Todos igual. Todos bastante.

V.L.: Você tem Twitter?
Toni: Não, mas eu vou fazer um Twitter do Pedro, quando eu tiver tempo.

G.: Você tem um autor favorito?
Toni:Tenho mutos, é difícil escolher.

C.: De onde você tirou ideias para escrever um livro de adolescentes?
Toni: Não sei. Acho que fui observando como eles se comportam.

I.: Daonde você tirou ideias para os nomes dos personagens?
Toni: Acho que é um pouco ironia. Isabela é um nome forte para uma garota poderosa, que nem Vitória. Pedro nome de herói. Os bad kids, nomes de anjos: Gabriel , Rafael, Daniel, ironicamente. Geralmente nomes estrangeiros , como indianos, eu pego um mapa e vejo o nme das cidades.

C.B.C.: Como você se sente quando escreve?
Toni: Eu me sinto intelectualmente ocupado, muito responsável, porque depois que eu publico o livro ele não é mais meu, é de todos.

M.A.: Você tem medo de alguém não gostar das suas histórias?
Toni:Sinceramente,não. Atualmente,não. Geralmente uma pessoa ou outra não gosta, mas no geral todos gostam.

J.: Por que você fez o pai da Isabela proibir o namoro?
Toni: Porque eu acho bom mostrar o abuso de autoridade de alguns pais. Todos tem erros eu queria mostrar isso, que até os pais mais ricos erram.

F.: Você já pensou em fazer uma segunda versão desse livro com um final diferente?
Toni: Não, nunca pensei.


Espero q tenham gostado. isso naõ seria possível sem a ajuda das minhas BFF's toia e ju. Caso vcs queram mudar alguma coisa é só comenter.
bjs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário